Gestão em círculos: modelo estrutural e organizacional de uma empresa

Já ouviu falar de holocracia ou gestão em círculos? O papo dessa semana é esse!

A gestão em círculos ou holocracia trata-se de um modelo de estrutura e organização implantado pela primeira vez em 2007 na empresa Ternary Software, e que a nossa empresa o adotou a partir desse ano. Mesmo que seja completamente diferente do modelo tradicional de gestão, decidimos que seria interessante para o funcionamento da empresa e desenvolvimento profissional de cada membro.


Nesse sistema de gestão organizacional e estrutural, ao invés dos objetivos e missões serem direcionados a pessoas e aos seus determinados cargos, eles são definidos por um grupo de pessoas, conhecido como círculos. Cada círculo tem seus objetivos, funções e membros que designam essas tarefas em conjunto. Desde o primeiro passo, que estabelece o objetivo da empresa, até determinar como fazer essa autogestão, que se dá através de conversas entre todos os membros, e assim se subdivide em outros pequenos objetivos para cada círculo que melhor irá gerir de acordo com as necessidades.


Um ponto muito importante é a autogestão, que busca dar clareza e responsabilidades que sejam confortáveis para serem desenvolvidas pelo funcionário e do jeito que ele se sentir melhor para implementá-las, tendo em vista o objetivo e as regras da empresa, mas podendo gerir a atividade do jeito que presumir ser melhor, buscando sempre a comunicação entre os demais membros." A autogestão proporciona o desenvolvimento do funcionário em adaptar-se a diferentes projetos e situações adversas que podem ocorrer no ambiente de trabalho e é uma maneira interessante de manter seus funcionários engajados já que é dado uma liberdade, abertura para diálogos e flexibilidade com os horários e desenvolvimento das tarefas que buscam entendê-lo melhor.


Não se engane. Parece que cada um faz suas próprias regras ou até mesmo que não existem regras. No entanto, mais do que nunca, é necessário que elas existam para que todo esse processo de autogestão funcione e que sejam as mesmas para todos, além de serem claras e bem definidas, isso para que cada membro consiga desenvolver a autogestão de maneira confortável e segura. Assim alcançando os próprios objetivos alinhados com os da empresa, os funcionários tornam-se autoridades transparentes, comprometidas e abertas para novas ideias.


Para as empresas, a gestão desse modo pode trazer diversos benefícios, tais como: encontrar uma equipe mais aberta a discussões; feedbacks; e soluções de problemas mais rápidas e criativas. A empresa cumpre o papel de encorajar seus funcionários a tomar decisões e ultrapassar dificuldades sem precisar que alguém os mande fazer, as atividades decorrem da maneira em que os funcionários se sintam mais confortáveis em desenvolver. Todas essas atitudes trazem para a empresa um clima mais agradável em seu progresso e maior realização na conclusão de seus objetivos.


Já para os funcionários, os benefícios podem ser do mesmo tamanho dos que a empresa obtém. Nela os funcionários conseguem se desenvolver profissionalmente em diversos pontos, como: tomada de iniciativa, colocar suas opiniões e ideias para jogo. A flexibilidade entre cada projeto e a atuação em diferentes áreas da empresa faz com que haja um amplo desenvolvimento para o profissional que está em constante aprendizado, diminuindo as chances de ficar saturado da empresa. A possibilidade de mudança de área na empresa traz maiores chances de um melhor desempenho, proporcionando uma interseção entre os interesses de ambos.


A holocracia encontra um jeito de ouvir todos os membros de forma igualitária. Nesse sistema encontram-se maneiras mais eficazes de comunicação, tanto entre membros, como na relação entre membros e a empresa. Todo sistema tem falhas, e nem sempre tudo é perfeito. É possível deparar-se com pessoas que não se dão bem com a gestão sem um chefe específico, todavia, tudo depende da vontade de cada um em adaptar-se e incorporar-se em um sistema que pode trazer resultados excelentes, tanto para a empresa, quanto para a satisfação e o desenvolvimento pessoal do funcionário.


E se tiver mais curiosidade e quiser saber mais sobre o funcionamento e dicas, recomendo o site Holacracia, é um local recheado de muito conteúdo e muito bem escrito, além de explicar um pouco mais sobre essa estrutura de gestão e organização que mesmo sendo algo novo, vem ganhando espaço nos últimos anos.



35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn