Como Utilizar Terrenos em Declive de Maneira Eficiente

Atualizado: Nov 20

Saiba como utilizar Terrenos em Declive de maneira eficiente


Atualmente existem várias maneiras de aproveitar um terreno em declive, extraindo a melhor relação custo benefício da obra. Pensando nisso, leia abaixo e conheça algumas dicas para utilizar todo o potencial desse tipo de terreno, integrando o conforto ao bem estar financeiro.


1ª DICA: Conheça os detalhes de seu terreno


Seu terreno possui uma inclinação leve, moderada ou acentuada? Qual o grau de resistência do solo? Ele possui boa taxa de absorção de água? Qual o sentido da drenagem de águas pluviais? Tais perguntas são essenciais para definir qual a melhor estratégia na hora de elaborar seu projeto. Através delas podemos definir quais projetos serão necessários, uma estimativa de valores para sua execução, qual o melhor método construtivo, qual o melhor modelo arquitetônico a ser empregado, etc... Portanto percebemos que essa etapa inicial é fundamental para um bom aproveitamento tanto do terreno quanto de seu orçamento. A primeira pergunta poderá ser respondida através de um Levantamento Topográfico e indicará a necessidade ou não de outras análises, como Sondagem do Solo por exemplo.


2ª DICA: Utilize a inclinação a seu favor


Sempre que for possível utilize a inclinação a seu favor. Existem várias maneiras de fazer uso dessa dica, entretanto a mais conhecida e utilizada dentre elas é a construção em níveis. Níveis não constituem necessariamente um pavimento, mas são uma ótima alternativa arquitetônica para terrenos com declividade de leve a moderada, visto que, tal modelo arquitetônico exige pouca movimentação de terra quando comparado a métodos tradicionais de ocupação de declives.

Além dos fatores estéticos e econômicos, as construções em níveis possibilitam um melhor deslocamento das correntes de ar, visto que elas seguem a curvatura natural do terreno.

Outro fator relevante é uma melhor distribuição de luz solar, visto que há uma maior área de telhado quando comparada a construções de dois pavimentos tradicionais, que podem ser utilizados na instalação de placas solares por exemplo.


3ª DICA: Utilize mais de um pavimento


Em terrenos de inclinação acentuada, podem haver empecilhos para construções em níveis, portanto deve-se recorrer a métodos tradicionais. Todavia, visando uma menor movimentação de terra, uma técnica interessante é pensar na divisão de cômodos levando em consideração a existência de dois pavimentos. Dessa forma, a disposição de espaços na estrutura ocorrerá de maneira organizada e necessitará de uma menor área sobreposta no terreno, desse modo gerando uma menor necessidade de movimentação de terra e aproveitando o espaço de maneira eficiente. Tal técnica foi empregada no Projeto NL realizado pela PROJr, na cidade de Pato Branco/PR, onde o terreno se encontrava em um declive acentuado.


Residência NL, Projeto executado pela PROJr

4ª DICA: Utilize como área técnica


Caso queira construir uma residência térrea em um declive, uma estratégia muito interessante é a utilização da inclinação do terreno para construção da residência sobre uma plataforma elevada. Dessa maneira, questões como encanamentos e equipamentos que servem de auxílio a residência ficam muito mais acessíveis e consequentemente de fácil manutenção. Outra alternativa é fazer uso da parte inferior da plataforma como garagem ou depósito, dessa forma otimizando o espaço sobreposto sobre o terreno.



#topografia

#arquitetura

#engenhariacivil

#terreplanagem

#patobranco

35 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn

Contato

AV. Elisa Rosa Colla Padoan n° 45 – Bairro Fraron
Pato Branco - PR, Brasil, CEP: 85503-380

comercial@projr.com.br

(46) 3220-2671

© 2020 por PROJr - Empresa Júnor de Engenharia Civil