Agregados como Materiais de Construção


Os agregados são um material granular, com diferentes dimensões para atender as necessidades da construção civil. Utilizados em argamassas, concretos, base para pavimentações, drenos, lastros de ferrovias, gabiões e outros.

Os agregados são utilizados em concretos e argamassas com a finalidade de redução de custos, minimiza a retração, minimiza calor de hidratação, aumenta a resistência química, aumenta a resistência à abrasão e são fundamentais na determinação do módulo de elasticidade já que ocupam de 55 a 70% do volume do concreto.

Alguns indicadores importantes no estudo destes agregados são a massa unitária, massa específica aparente e real. De modo geral esses conceitos são parecidos com a densidade = massa/volume, porém em cada indicador é considerado condições diferentes como a consideração dos vazios entre os grãos ou porosidade. São realizados diversos ensaios para a determinação precisa destes indicadores. Vale ressaltar algumas propriedades como a superfície específica dos agregados e explicando de modo simples, quanto menores os grãos, maiores os espaços entre os grãos formando vazios e necessitando de mais água nesse preenchimento, podendo alterar a relação água/cimento da mistura. A umidade presente nos agregados pode interferir na quantidade de água na mistura também, devendo prever a quantidade de água nos agregados e diminuir a mesma quantidade de água livre na argamassa ou concreto, outro fator é o inchamento em agregados miúdos que podem aumentar de volume com a umidade, valendo ressaltar que quantos mais finos, maior o inchamento.

A separação entre agregados miúdos(areia) e graúdos(brita) se dá pela dimensão, o material passante na peneira 4,8 mm é considerado miúdo e o retido graúdo. Eles são também classificados quanto a origem, podendo ser naturais como areias e seixos ou artificiais como britas, pó de pedra, argila expandida, granalha de aço. Quanto à densidade sendo dividido em leves, normais e pesados. Módulo de Finura – MF e Dimensão Máxima Característica - DMC também são observados para aplicações mais precisas.

Fica evidente que são um assunto onde há muito onde se explorar, sendo cada tipo de agregado mais adequado para cada finalidade e cabe ao profissional decidir pela granulometria, dimensão e formato adequado dos grãos para uma melhor aplicação.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn